domingo, 19 de setembro de 2010

Integração de mídias na escola

Muito se tem discutido sobre a integração das mídias na escola, no momento até vemos algumas medidas serem tomadas como a implantação de laboratórios de informática, rádio-escola... Contudo, a situação pouco se alterou, pois é necessário mais do que a simples doação de equipamentos aos alunos para mudar essa realidade.

Se, de fato, houver interesse de modificá-la, devemos avaliar as condições sociais de uso desses materiais na escola, pois o que vemos são apenas novos recursos atrelados as velhas práticas. Para haver uma transformação nestas são necessárias mudanças nas concepções de ensino-aprendizagem. Sabemos que isto não é fácil, mas é indispensável tendo em vista que na contemporaneidade as exigências de conhecimentos não se restringem à palavra escrita, por isso precisamos exercer práticas de ensino que contemple múltiplas linguagens.

Por esse motivo, tem-se notado a entrada ainda que tímida, das mídias na escola com o propósito de motivar os discentes e modernizar a concepção de aprendizagem, abrangendo nessa esfera as imagens, paradas ou em movimento. O problema é que, em algumas situações, o trabalho com mídia precisa de uma abordagem diferenciada da reservada aos textos escritos.

Dessa forma as mídias precisam deixar de ser utilizadas em muitos casos para apoiar algumas matérias. A tevê, por exemplo, deve ser integrada a escola para socializar múltiplos conteúdos. Assim, é necessário que TV e escola deixem de ser assuntos paralelos. Eles precisam se cruzar e sobrepor-se nos sujeitos sócio-históricos que compõem o grupo social da escola, visto que estes sujeitos são telespectadores que ocupam boa parte de seu tempo assistindo a tevê em vez de ficarem envolvidos com tarefas escolares.

Somente este fato já seria satisfatório para levar a televisão e seus processos às considerações escolares. Adiciona-se a ele outros não menos relevantes: os estudantes gostam de ver TV, Assistem-na com prazer e aprendem com ela maneiras de falar, modelos de conduta, slogans, modos de criticar, informações, através da linguagem icônica ou imagética e sonora.

O cinema e outra mídia que favorece a aprendizagem, não se trata de formar críticos de cinema e sim de trabalhar alguns elementos como roteiro, direção, fotografia, diálogos, linguagem visual (imagem, montagem), sonora (música e ruídos). Esse conhecimento vai contribuir para uma leitura mais crítica sobre as imagens em movimentos, uma vez que a maioria dos valores e das mensagens transmitidas pelos filmes se efetiva não tanto pela narrativa em si, mas pela maneira de como elas são contadas. Há elementos sutis e subliminares que veiculam ideologias e valores tanto quanto a trama e os diálogos explícitos.

Dessa forma, o trabalho propiciará uma leitura mais ambiciosa, não restrita ao puro entretenimento, mas entrecruzada pela emoção e razão de maneira mais direcionada, estimulando o estudante a ser um telespectador mais exigente e crítico, propondo, relação de conteúdo / linguagem fílmico com o conteúdo da escola e desenvolvendo o gosto pela cinematografia.

O computador a outra mídia que ensino – aprendizagem, pois interferem de forma significativa no desempenho dos alunos e no exercício da cidadania. Ao ser integrado a aprendizagem e usado como processador o computador tem uma utilidade pedagógica magnífica, pois a revisão do texto pode ser socializada. Neste caso, o aluno tem autonomia e constrói desde o começo uma atitude de responsabilidade perante o próprio texto deixando-o assim inteligível como. Quanto a internet a escola a escola precisa ensina os alunos a pesquisas, a aprender a duvidar da internet, pois ela nem sempre traz o que se procura..

O trabalho as mídias é uma maneira interessante e eficiente para esse fim, uma vez que possibilita aos discentes o desenvolvimento dos aspectos intelectual, social e afetivo, integrando os conteúdos e levando-se em consideração as várias ciências, que pelo caminho da interdisciplinaridade, constroem um conhecimento participativo e decisivo na formação do sujeito social.

Conforme o exposto observa-se que todas as esferas da atividade humana estão conectadas por linguagens, é a mídia é um mosaico dessa esfera, por isso é essencial aos indivíduos compreendê-las para poderem circular e manter a sua autonomia nesse novo mundo formado por múltiplas linguagens para isso a escola precisa trabalhar com assuntos que envolvem as mídias para que os discentes entendam melhor o encantador processo de troca, de informação-ocultamento-atração, dos códigos polivalentes e suas informações. Possibilitando assim, uma ampla compreensão dos significados delas na sociedade e contribuindo para que cada sujeito exercer sua cidadania com plenitude.

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