segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Histórias em quadrinhos e tecnologia


As histórias em quadrinho é um meio de comunicação de massa muito importante para mim, porque através delas consegui criar condições para que muitos dos meus alunos desenvolvessem habilidades de leitura e escrita.

Trabalho com esse gênero textual desde 2001, quando iniciei minha carreira no magistério na EEEF Jonathas Pontes Athias em Marabá-PA. Em 2005 tive um grande momento com as histórias em quadrinho ao defender meu TCC, intitulado História em Quadrinhos: um caminho para outras leituras.

Após 05 (cinco) anos longe desse gênero voltamos a nos reencontrar no Ensino Médio, e dessa vez num momento muito importante e com uma missão mais árdua, fazer meus alunos de 1 ano produzir um material didático sobre a História do Negro na Amazônia.  

Percebi que durante esse tempo muita coisa mudou, o trabalho já não é mais artesanal como meus alunos de 5 série fazia há 05 anos atrás. Graças ao advento da internet podemos contar com variados programas para produzir as histórias em quadrinhos. No nosso caso, optamos por produzi-las no programa Comic Life disponível em: www.baixaki.com.br/download/comic-life.htm. Utilizamos ele porque o nosso processador era Windows,  já para quem tem a versão do Linux pode instalar o HagáQuê facilmente encontrado no site: www.nied.unicamp.br/~hagaque/downloads.php?lang=p. O resultado pode ser conferido no blog http://raugimlima.blogspot.com/
Referencias
CITELLI, Adilson Odair. Aprender e ensinar com textos não escolares. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2000.
FEIJÓ, Mário. Quadrinhos em ação: um século de história. 2 ed. São Paulo: Moderna, 1997.
MOYA, Álvaro de. Shazam! São Paulo: Perspectiva, 1997.
_____________. História da História em quadrinhos. 2 ed. 2 reimp. São Paulo: Brasiliense, 1996.








2 comentários:

  1. Olá, gostaria de enviar um artigo meu, mas não encontrei nenhum contato no blog. posso deixar os meus:

    Blog: midiadigitalbrasil.blogspot.com
    e-mail: rique2311@hotmail.com
    twitter: twitter.com/midibra

    ResponderExcluir
  2. Olá Professora Janaina!
    Adorei esse texto falando sobre HQs, eu pude vivenciar essa experiências junto a professora,pois junto a ela nossa turma produziu histórias em quadrinhos as quais se referiam a História do Negro na Amazônia. Foi um sucesso e quem quiser comprovar entre no meu Blog e confira.
    Blog=raugimlima.blospot.com

    ResponderExcluir