domingo, 15 de agosto de 2010

Para saber mais leiam o texto sugeridos abaixo

Sete motivos para um professor criar um blog
disponível em: http://www.ufpe.br/nehte/artigos/Blogs-Fabiana-Komesu.pdf. Acesso em: 14 de agosto de 2010. Nele o autor cita 7 motivos para o professor trabalhar com blog que são:
1. O fato dele ser divertido
2. Aproximar professor e alunos
3. Permiti refletir sobre a prática
4. Ligar o professor ao mundo
5. Ampliar a aula
6. Permite troca de experiências com colegas
7. Torna o Trabalho visível.

Há ainda uma tese de mestrado interessante da Fabiana Cristina Komesu, intitulada Blogs e as práticas de escrita sobre si na internet. Disponível em: http://www.ufpe.br/nehte/artigos/blogs.pdf. Acesso em 14 de agosto de 2010. Nela Komesu discute a importância desse gênero virtual como forma de expressão. Segundo a autora ¨os blogs são efeito de poder de uma sociedade que positiva suas ações na consolidação da idéia de liberdade de expressão do individuo que tudo pode falar a respeito de uma faceta intima da sua personalidade em público¨.

Para quem desejar uma leitura menos complexa pode ler a matéria Blogs - Os novos campeões de audiência da revista Época de 31 de julho de 2006. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG74912-5990-428,00.html. Acesso em: 14 de agosto de 2010.

Há também uma reportagem com o titulo Tecnologia ao alcance da Nova Escola de outubro de 2006,que traz alguns trabalho sobre inclusão digital, dentre eles a revista cita um projeto desenvolvido com as turmas que eu trabalhava na EEEM Rio Tocantins (CAIC) em Marabá-PA.

Um comentário:

  1. Olá Janaína!

    Muito interessante sua abordagem destacando as possibilidades do blog no processo educativo. É fundamental o professor incorporar essa e outras ferramentas na sua didática, já que a maioria dos jovens está cada vez mais fazendo uso da Internet. Um blog pode ser um instrumento bem apropriado quando integrado de forma contundente no ensino-aprendizagem.

    Segue sugestão de um interessante texto sobre os “Ambientes virtuais de aprendizagem e suas possibilidades construtivistas”, de Costa e Franco. Vale conferir! http://www.cinted.ufrgs.br/renote/maio2005/artigos/a25_ambientesvirtuais.pdf

    Parabéns pelo seu blog, um espaço construtivo para o TCC! Sucesso!

    Beijos,
    Célia.

    ResponderExcluir