tag:blogger.com,1999:blog-90502550084706854982023-11-15T05:56:39.024-08:00Experiência de uso educacional de Ferramenta Web 2.0Este blog tem como objetivo a publicação de textos produzidos por pessoas de qualquer canto do país que desejem divulgar suas produções. Nosso objetivo, além da publicação e divulgação, é troca experiências e idéias com profissionais de qualquer parte do mundo. Para que possamos ampliar nosso conhecimento sobre uso educacional de Ferramenta Web 2.0.Experiência de uso educacional Web 2.0.http://www.blogger.com/profile/01801442374425063476noreply@blogger.comBlogger7125tag:blogger.com,1999:blog-9050255008470685498.post-64738979556381317492010-09-20T01:21:00.000-07:002010-09-24T06:11:54.119-07:00Histórias em quadrinhos e tecnologia<meta content="text/html; charset=utf-8" http-equiv="Content-Type"></meta><meta content="Word.Document" name="ProgId"></meta><meta content="Microsoft Word 11" name="Generator"></meta><meta content="Microsoft Word 11" name="Originator"></meta><link href="file:///C:%5CUsers%5CJanaina%5CAppData%5CLocal%5CTemp%5Cmsohtml1%5C01%5Cclip_filelist.xml" rel="File-List"></link><o:smarttagtype name="PersonName" namespaceuri="urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags"></o:smarttagtype><style>
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<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;"><span style="font-family: Arial; font-size: 11pt; line-height: 150%;">As histórias em quadrinho é um meio de comunicação de massa muito importante para mim, porque através delas consegui criar condições para que muitos dos meus alunos desenvolvessem habilidades de leitura e escrita.<o:p></o:p></span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;"><span style="font-family: Arial; font-size: 11pt; line-height: 150%;">Trabalho com esse gênero textual desde 2001, quando iniciei minha carreira no magistério na EEEF Jonathas Pontes Athias <st1:personname productid="em Marabá-PA. Em" w:st="on">em Marabá-PA. Em</st1:personname> 2005 tive um grande momento com as histórias em quadrinho ao defender meu TCC, intitulado <b>História em Quadrinhos: um caminho para outras leituras.<o:p></o:p></b></span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;"><span style="font-family: Arial; font-size: 11pt; line-height: 150%;">Após 05 (cinco) anos longe desse gênero voltamos a nos reencontrar no Ensino Médio, e dessa vez num momento muito importante e com uma missão mais árdua, fazer meus alunos de 1 ano produzir um material didático sobre a <b>História do Negro na Amazônia</b>. <o:p></o:p></span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;"><span style="font-family: Arial; font-size: 11pt; line-height: 150%;">Percebi que durante esse tempo muita coisa mudou, o trabalho já não é mais artesanal como meus alunos de 5 série fazia há 05 anos atrás. Graças ao advento da internet podemos contar com variados programas para produzir as histórias <st1:personname productid="em quadrinhos. No" w:st="on">em quadrinhos. No</st1:personname> nosso caso, optamos por produzi-las no programa <i>Comic Life</i> disponível em: </span><cite><a href="http://www.baixaki.com.br/download/comic-life.htm"><span style="font-style: normal;">www.baixaki.com.br/download/</span><b><span style="font-style: normal;">comic</span></b><span style="font-style: normal;">-</span><b><span style="font-style: normal;">life</span></b><span style="font-style: normal;">.htm</span></a>. </cite><cite><span style="font-style: normal;">Utilizamos</span> </cite><cite><span style="font-style: normal;">ele</span> </cite><span style="font-family: Arial; font-size: 11pt; line-height: 150%;">porque o nosso processador era Windows, já para quem tem a versão do Linux pode instalar o HagáQuê facilmente encontrado no site: </span><cite><a href="http://www.nied.unicamp.br/%7Ehagaque/downloads.php?lang=p"><span style="font-style: normal;">www.nied.unicamp.br/~</span><b><span style="font-style: normal;">hagaque</span></b><span style="font-style: normal;">/</span><b><span style="font-style: normal;">download</span></b><span style="font-style: normal;">s.php?lang=p</span></a>.</cite> O resultado pode ser conferido no blog <a href="http://raugimlima.blogspot.com/" style="color: blue;">http://raugimlima.blogspot.com/</a></div><div align="center" class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: center;"><cite><b><span style="font-style: normal;">Referencias<o:p></o:p></span></b></cite></div><div align="left" class="MsoBodyText" style="line-height: 150%; text-align: left;">CITELLI, Adilson Odair. <i>Aprender e ensinar com textos não escolares</i>. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2000. </div><div align="left" class="MsoBodyText" style="line-height: 150%; text-align: left;"><span style="color: black;">FEIJÓ, Mário. <i>Quadrinhos em ação: um século de história</i>. 2 ed. São Paulo: Moderna, 1997.<o:p></o:p></span></div><div align="left" class="MsoBodyText" style="line-height: 150%; text-align: left;"><span style="color: black;">MOYA, Álvaro de.<i> Shazam</i>! São Paulo: Perspectiva, 1997.<o:p></o:p></span></div><div align="left" class="MsoBodyText" style="line-height: 150%; text-align: left;">_____________. <i>História da História em quadrinhos.</i> 2 ed. 2 reimp. São Paulo: Brasiliense, 1996.</div><div align="center" class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: center;"><br />
</div><div align="center" class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: center;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;"><br />
</div>Experiência de uso educacional Web 2.0.http://www.blogger.com/profile/01801442374425063476noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-9050255008470685498.post-50502931983823731002010-09-20T00:21:00.000-07:002010-09-24T06:06:10.355-07:00Minhas vivencias utilizando mídias e tecnologias<div style="text-align: justify;">Sabe- se que não é de hoje que a tecnologia esta presente nas escolas, eu mesma na minha época de aluna de Ensino Fundamental já havia tido contato com a TIC´s, através de filmes que os professores da área de Humanas utilizavam e da Informática, por meio do programa Micro mundos. </div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">Mas convenham que de outrora para agora muitas coisas mudaram. Hoje há em muitas escolas, microssitem, TV, DVD, data show, laboratório de informática atrelado a internet, câmera digital. Mesmo quando não há esses recursos professores e alunos dão um jeito de usá-los nas escolas. Eu mesma junto com meus alunos já aluguei filmes para assistimos e filmadoras a fim de registrarmos algumas apresentações de projetos.</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">Um desses projetos foi O mundo em quadrinhos de Mauricio de Souza realizado em 2002 com as turmas de 5ª série da EMEF Jonathas Pontes Athias. O projeto surgiu devido a precariedade da leitura e escrita dos educandos, em vista disso eu elaborei um projetos de leitura. A principio comecei a trabalhar com alguns gêneros textuais (poema, conto noticia, letra de música...), mas estes não emplacaram. Um dia eu entrei na sala é vi os alunos trocando figurinhas do desenho animado Digimon, Pokémon e Dragonball Z, foi então que eu tive a idéia de levar algumas revistas da Turma da Mônica para eles lerem. </div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">A princípio, a leitura das histórias em quadrinhos era descompromissada, não havia cobranças. Os alunos só tinham que ler e como os gibis eram poucos deviam trocá-los com os colegas três vezes por semana. Nesse período eu também conversei com os pais sobre como as HQs poderiam ajudar os estudantes a desenvolverem habilidades de leitura e escrita. Diante disso, alguns deles se comprometeram em comprar revistas. Assim, foi possível aumentar o acervo.</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">As navegações nos sites de busca e no www.monica.com.br propiciaram informações imprescindíveis para a sistematização do projeto. Após a pesquisa os discentes expuseram em sala de aula a origem das HQs até os dias atuais; apresentação da linguagem dos gibis; biografia do autor e origem de seus personagens; murais com os produtos que levavam a marca da Turma da Mônica; mapas com os países onde circulavam as revistas de Maurício de Sousa e cartazes mostrando a Turma da Mônica em outras área como: campanhas publicitárias, filmografia e artes plásticas.</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">No decorrer do projeto, os educandos produziram textos com as personagens de Maurício de Sousa, criaram tiras, cartazes publicitários, quadros, revistas em quadrinhos e trabalharam com várias atividades de interpretação que envolviam conhecimentos lingüísticos e temáticas como: meio ambiente, artes plásticas, drogas, consumo, futebol, beleza e preconceito. </div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">Nesse trabalho, os discentes tiveram a oportunidade de exercer práticas sociais de escrita ao produzirem ofícios, escrevendo cartas e convites. Eles também desenvolveram a oralidade ao conversarem com as pessoas pedindo doações ou convidado-as para comparecerem a Galeria do Conhecimento. As várias atividades desenvolvidas foram apresentadas na Galeria do Conhecimento, onde os educandos tiveram a oportunidade de expor e falar sobre o trabalho, interagindo, assim, com a comunidade interna e externa.</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">Analisando todo o processo de implementação do projeto, eu constatei a importância deste para a resolução dos problemas de leitura, produção textual e relacionamento. Tudo isso porque houve durante o trabalho uma grande interação, cooperação, participação, assiduidade, responsabilidade, solidariedade e uma prática constante de leitura, por meio das histórias em quadrinhos que, além de entreter os discentes, desenvolveu a competência comunicativa através de habilidades de leitura e escrita em vários suportes textuais revelando escritores, quadrinhistas, desenhistas e pintores.</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">Quanto a mim, percebi que são necessárias mudanças na forma de ensino-aprendizagem de leitura, visto que nossos alunos hoje estão expostos a diversos tipos de textos que não se atêm, somente, à palavra escrita, mas a imagem, o som, cores, movimentos, símbolos, etc. A tais estudantes não se ensinam como os da geração, apenas da escrita e da linearidade, a estes cabia simplesmente o silêncio, a imobilidade, o registro, a memória e a reprodução, enquanto que os da contemporaneidade por serem não-lineares, multimídicos e audiovisuais, é preciso ensinar desenvolvendo novas maneiras de raciocínio, fazendo conexão com conceito já aprendido e inserindo novos saberes. </div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div>Experiência de uso educacional Web 2.0.http://www.blogger.com/profile/01801442374425063476noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-9050255008470685498.post-14763616357708717722010-09-19T23:07:00.001-07:002010-09-19T23:07:58.896-07:00Metodologia ou tecnologia<a href="http://www.youtube.com/watch?v=xLRt0mvvpBk"></a>Experiência de uso educacional Web 2.0.http://www.blogger.com/profile/01801442374425063476noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-9050255008470685498.post-49089741593608734302010-09-19T22:34:00.000-07:002010-09-19T22:34:33.927-07:00Integração de mídias na escola<div style="text-align: justify;">Muito se tem discutido sobre a integração das mídias na escola, no momento até vemos algumas medidas serem tomadas como a implantação de laboratórios de informática, rádio-escola... Contudo, a situação pouco se alterou, pois é necessário mais do que a simples doação de equipamentos aos alunos para mudar essa realidade. </div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">Se, de fato, houver interesse de modificá-la, devemos avaliar as condições sociais de uso desses materiais na escola, pois o que vemos são apenas novos recursos atrelados as velhas práticas. Para haver uma transformação nestas são necessárias mudanças nas concepções de ensino-aprendizagem. Sabemos que isto não é fácil, mas é indispensável tendo em vista que na contemporaneidade as exigências de conhecimentos não se restringem à palavra escrita, por isso precisamos exercer práticas de ensino que contemple múltiplas linguagens. </div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">Por esse motivo, tem-se notado a entrada ainda que tímida, das mídias na escola com o propósito de motivar os discentes e modernizar a concepção de aprendizagem, abrangendo nessa esfera as imagens, paradas ou em movimento. O problema é que, em algumas situações, o trabalho com mídia precisa de uma abordagem diferenciada da reservada aos textos escritos. </div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">Dessa forma as mídias precisam deixar de ser utilizadas em muitos casos para apoiar algumas matérias. A tevê, por exemplo, deve ser integrada a escola para socializar múltiplos conteúdos. Assim, é necessário que TV e escola deixem de ser assuntos paralelos. Eles precisam se cruzar e sobrepor-se nos sujeitos sócio-históricos que compõem o grupo social da escola, visto que estes sujeitos são telespectadores que ocupam boa parte de seu tempo assistindo a tevê em vez de ficarem envolvidos com tarefas escolares. </div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">Somente este fato já seria satisfatório para levar a televisão e seus processos às considerações escolares. Adiciona-se a ele outros não menos relevantes: os estudantes gostam de ver TV, Assistem-na com prazer e aprendem com ela maneiras de falar, modelos de conduta, slogans, modos de criticar, informações, através da linguagem icônica ou imagética e sonora. </div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">O cinema e outra mídia que favorece a aprendizagem, não se trata de formar críticos de cinema e sim de trabalhar alguns elementos como roteiro, direção, fotografia, diálogos, linguagem visual (imagem, montagem), sonora (música e ruídos). Esse conhecimento vai contribuir para uma leitura mais crítica sobre as imagens em movimentos, uma vez que a maioria dos valores e das mensagens transmitidas pelos filmes se efetiva não tanto pela narrativa em si, mas pela maneira de como elas são contadas. Há elementos sutis e subliminares que veiculam ideologias e valores tanto quanto a trama e os diálogos explícitos. </div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">Dessa forma, o trabalho propiciará uma leitura mais ambiciosa, não restrita ao puro entretenimento, mas entrecruzada pela emoção e razão de maneira mais direcionada, estimulando o estudante a ser um telespectador mais exigente e crítico, propondo, relação de conteúdo / linguagem fílmico com o conteúdo da escola e desenvolvendo o gosto pela cinematografia.</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">O computador a outra mídia que ensino – aprendizagem, pois interferem de forma significativa no desempenho dos alunos e no exercício da cidadania. Ao ser integrado a aprendizagem e usado como processador o computador tem uma utilidade pedagógica magnífica, pois a revisão do texto pode ser socializada. Neste caso, o aluno tem autonomia e constrói desde o começo uma atitude de responsabilidade perante o próprio texto deixando-o assim inteligível como. Quanto a internet a escola a escola precisa ensina os alunos a pesquisas, a aprender a duvidar da internet, pois ela nem sempre traz o que se procura..</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">O trabalho as mídias é uma maneira interessante e eficiente para esse fim, uma vez que possibilita aos discentes o desenvolvimento dos aspectos intelectual, social e afetivo, integrando os conteúdos e levando-se em consideração as várias ciências, que pelo caminho da interdisciplinaridade, constroem um conhecimento participativo e decisivo na formação do sujeito social.</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">Conforme o exposto observa-se que todas as esferas da atividade humana estão conectadas por linguagens, é a mídia é um mosaico dessa esfera, por isso é essencial aos indivíduos compreendê-las para poderem circular e manter a sua autonomia nesse novo mundo formado por múltiplas linguagens para isso a escola precisa trabalhar com assuntos que envolvem as mídias para que os discentes entendam melhor o encantador processo de troca, de informação-ocultamento-atração, dos códigos polivalentes e suas informações. Possibilitando assim, uma ampla compreensão dos significados delas na sociedade e contribuindo para que cada sujeito exercer sua cidadania com plenitude. </div>Experiência de uso educacional Web 2.0.http://www.blogger.com/profile/01801442374425063476noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-9050255008470685498.post-64235114783409539182010-08-15T15:52:00.000-07:002010-08-15T15:52:09.319-07:00Web 2,0 - A máquina somos nós<div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"><iframe allowfullscreen='allowfullscreen' webkitallowfullscreen='webkitallowfullscreen' mozallowfullscreen='mozallowfullscreen' width='320' height='266' src='https://www.blogger.com/video.g?token=AD6v5dw1g1A0xUeczcHTvXxlyoAJzxrD6eYhNxyyB7AfRljGhRwv_qqzjLypZjINzyN8yOWpql2DbaZ715YVEEvQhw' class='b-hbp-video b-uploaded' frameborder='0'></iframe></div>Experiência de uso educacional Web 2.0.http://www.blogger.com/profile/01801442374425063476noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-9050255008470685498.post-52960138048317638002010-08-15T15:00:00.000-07:002010-09-19T23:48:56.331-07:00Para saber mais leiam o texto sugeridos abaixo<div style="text-align: justify;"><b>Sete motivos para um professor criar um blog</b></div><div style="text-align: justify;">disponível em:<span style="color: blue;"> <a href="http://www.ufpe.br/nehte/artigos/Blogs-Fabiana-Komesu.pdf" style="color: blue;">http://www.ufpe.br/nehte/artigos/Blogs-Fabiana-Komesu.pdf</a><span style="color: blue;">.</span></span> Acesso em: 14 de agosto de 2010. Nele o autor cita 7 motivos para o professor trabalhar com blog que são:</div><div style="text-align: justify;">1. O fato dele ser divertido</div><div style="text-align: justify;">2. Aproximar professor e alunos</div><div style="text-align: justify;">3. Permiti refletir sobre a prática</div><div style="text-align: justify;">4. Ligar o professor ao mundo</div><div style="text-align: justify;">5. Ampliar a aula</div><div style="text-align: justify;">6. Permite troca de experiências com colegas</div><div style="text-align: justify;">7. Torna o Trabalho visível.</div><div style="text-align: justify;"><br />
Há ainda uma tese de mestrado interessante da Fabiana Cristina Komesu, intitulada Blogs e as práticas de escrita sobre si na internet. Disponível em: <a href="http://www.ufpe.br/nehte/artigos/blogs.pdf%20" style="color: blue;">http://www.ufpe.br/nehte/artigos/blogs.pdf</a>. Acesso em 14 de agosto de 2010. Nela Komesu discute a importância desse gênero virtual como forma de expressão. Segundo a autora ¨os blogs são efeito de poder de uma sociedade que positiva suas ações na consolidação da idéia de liberdade de expressão do individuo que tudo pode falar a respeito de uma faceta intima da sua personalidade em público¨.</div><div style="text-align: justify;"><br />
Para quem desejar uma leitura menos complexa pode ler a matéria <b>Blogs - Os novos campeões de audiência </b>da revista Época de 31 de julho de 2006. Disponível em: <a href="http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG74912-5990-428,00.html" style="color: blue;">http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG74912-5990-428,00.html</a><span style="color: blue;">.</span> Acesso em: 14 de agosto de 2010.</div><div style="text-align: justify;"><br />
Há também uma reportagem com o titulo <b>Tecnologia ao alcance</b> da Nova Escola de outubro de 2006,que traz alguns trabalho sobre inclusão digital, dentre eles a revista cita um projeto desenvolvido com as turmas que eu trabalhava na EEEM Rio Tocantins (CAIC) em Marabá-PA.</div>Experiência de uso educacional Web 2.0.http://www.blogger.com/profile/01801442374425063476noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-9050255008470685498.post-54115513295993769432010-08-15T14:52:00.001-07:002010-09-19T23:46:41.961-07:00Sejam bem vindos à Web 2.0<div style="text-align: justify;">A Web 2.0 surge com a segunda geração da internet para dinamizar o ambiente virtual e promover um avanço na interatividade. O resultado foi uma enorme troca de informação e colaboração. Nela os usuários puderam contribuir e participar livremente na organização e produção de conteúdos para serem disponibilizados na internet, assim, criaram uma grande rede de conhecimento.</div><div style="text-align: justify;"><br />
Por esse motivo, escolhi para desenvolver projetos de aprendizagem esta ferramenta, pois ela fez a diferença no meu trabalho ao permiti aos meus alunos produzir conteúdos, divulgá-los para serem acessados livremente e também possibilitou a eles criarem uma grande rede de relacionamento.</div><div style="text-align: justify;"><br />
Através de sites como o <a href="http://www.blogger.com/" style="color: blue;">http://www.blogger.com</a> e <a href="http://recantodasletras.uol.com.br/" style="color: blue;">http://recantodasletras.uol.com.br/</a> tiver oportunidade de fazer projeto para desenvolver nos meus alunos habilidades de leitura e escrita. O resultado vocês podem <span style="color: blue;"><span style="color: black;">conferir nos blogs:</span> </span><a href="http://contosdeencantosmisterioeterror.blogspot.com/" style="color: blue;">http://contosdeencantosmisterioeterror.blogspot.com</a><br />
<div style="color: blue;"><a href="http://contosdeencantomisterioeterror.blogspot.com/">http://intecambiodeideias.blogspot.com/</a> </div></div>Experiência de uso educacional Web 2.0.http://www.blogger.com/profile/01801442374425063476noreply@blogger.com0